Dark Souls: A Natureza dos Deuses, Humanos e Hollows

Then, from the Dark, They came 

A Natureza dos Seres em Dark Souls

"Se a alma é a fonte de toda a vida, então o que distingue a humanidade que mantemos dentro de nós?"

As cinemáticas de abertura da franquia, são enigmáticas e vagas, entretanto, são extremamente importantes, especialmente a do primeiro Dark Souls, pois ela mostra o início de tudo, e apesar de ser vaga e ocultar coisas, seu subtexto carrega muitos aspectos fundamentais.

Este artigo irá explorar e explicar a natureza dos deuses e humanos, o que os distingue e como tudo começou. São aspectos que geram um pouco de confusão na comunidade às vezes e que os jogos não explicam claramente.

Antes da Primeira Chama surgir, é dito que na Era dos Anciões, o mundo era cinza, coberto por uma névoa, dominado pelos Dragões Eternos (Everlasting Dragons). Mas quando a Chama Primordial surgiu (inexplicavelmente), tudo mudou, pois a Chama trouxe disparidade, calor e frio, vida e morte... e é claro, luz e escuridão.

Isso não é apenas simbólico, é literal! Esses conceitos não existiam, pois o mundo era cinza, literalmente e figurativamente. Os dragões são chamados de eternos, porque eles não viviam e nem estavam mortos... eles nasciam, mas não envelheciam... eles apenas existiam.

Isso não significa que eles não pudessem ser derrotados, eles possuíam duras escamas que protegiam seus corpos, mas estas poderiam ser destruídas os tornando vulneráveis, e foi exatamente o que os Antigos Lordes fizeram mais tarde.

Quando a Chama surgiu juntamente com esses conceitos... seres humanóides que viviam nas profundezas desse mundo vão até ela, atraídos pela luz. O que são esses seres? São humanos? A resposta é não, esses seres são "nada"... mas se existe um nome apropriado para eles nesse momento, seria "Hollow" (Vazio). 

O estado de Vazio não está necessariamente ligado à maldição dos Mortos-Vivos, até porque essa maldição surgiria apenas séculos mais tarde. Hollow é: o estado de um ser vivo que não possui alma, e por isso não possui forma. Qualquer ser vivo se torna Hollow ao morrer ou ao esvaziar-se de sua alma, a maldição dos mortos-vivos apenas acaba levando os humanos a esse estado.

É importante definir esse conceito, pois os games deixam isso apenas subentendido, e muitos não compreendem. A maldição dos mortos-vivos afeta apenas os humanos, mas qualquer ser vivo pode se tornar Vazio, pois durante os jogos é possível encontrar até cachorros hollows! E até mesmo os deuses podem acabar nesse estado.

Estes seres humanóides que encontraram a Chama, eram vazios (hollows), não possuíam almas, não havia definição para o que eles mesmos eram. Entretanto, apesar de não se  saber se eles eram racionais, sabe-se que eles se reproduziam, tinham famílias e tribos. Isso será abordado mais adiante.

Como é de conhecimento geral, na Chama haviam almas, grandes Almas de Lordes que poderiam criar deuses! E estes seres as encontraram. Cada Alma representava um aspecto de disparidade que surgiu junto dessa Chama Primordial, Gwyn herdou a Alma da Luz, e se tornou o Lorde da Luz Solar, ele dividiu esse poder com os seus, criando seus cavaleiros, e tornando os seus semelhantes em deuses como ele, e isso é importante de se ressaltar pois Gwyn já tinha um tio que ficou conhecido como Allfather Lloyd. Pois como foi dito anteriormente, estes seres, já possuíam famílias e tribos antes da Chama surgir.

A contraparte da Luz é a Escuridõo, e quem adquiriu a Alma Sombria foi o furtivo Pigmeu, e como foi apresentado em Dark Souls III, ele viria a criar uma dinastia de reis. Da Alma Sombria, surgiu a raça humana, os pigmeus são ancestrais desta, a alma dos humanos é representada por um item chamado Humanidade (Humanity), que nada mais são do que fragmentos da Dark Soul.

Humanidade
Humanidade:
"[...]Se a alma é a fonte de toda a vida, então o que distingue a humanidade que mantemos dentro de nós?"

O que define o ser é a própria alma, os humanos são humanos pois possuem fragmentos da Alma Sombria dentro de si, no caso, a humanidade.

Além da Luz e da Escuridão, outros conceitos de disparidade que surgiram da Chama foram a Vida e a Morte, a Bruxa de Izalith e suas filhas adquiriram a Alma da Vida, enquanto Nito reivindicou a Alma da Morte, se tornando o Lorde dos Cemitérios (Gravelord). Todas essas grandes Almas deram forma e definição para esses quatro Lordes, e eles representam esses conceitos, a Alma do Nito por exemplo, o define como um "administrador" da Morte, Gwyn representa a Luz, a Bruxa de Izalith a Vida e Pigmeu as Trevas. Dos quatro Lordes, três se tornaram deuses e um se tornou o pai dos humanos.

Cavaleiro de Prata
É importante definir isso para assim entender diversos outros seres. A cinemática apresenta Gwyn junto de seus cavaleiros quando aborda a Alma da Luz, isso é um indício de que os cavaleiros de Gwyn não eram humanos, mas sim também frutos da Light Soul, como se eles fossem pequenas divindades, ou em um paralelo bíblico, eram como anjos que servem a esse deus.

E isso faz muito sentido, pois na guerra contra os dragões, os representantes da raça humana foram os Cavaleiros Anelados (Ringed Knights), também conhecidos como Os Primeiros Homens (Early Men). 

Cavaleiro Anelado
O fato é que Gwyn quis apagar os feitos da raça humana na guerra, e aqueles que foram ocultados da história foram justamente os Primeiros Homens, enquanto os cavaleiros prateados e os matadores de dragões de Gwyn continuaram com a glória.

Isso não significa que posteriormente os humanos não pudessem vir a integrar os exércitos de Gwyn, porém os cavaleiros de Gwyn assim como sua família eram majoritariamente seres da Luz, enquanto humanos eram frutos das Trevas. Acreditasse que dentre os Quatro Cavaleiros de Gwyn, Ciaran fosse humana, inclusive seria a única, pelo fato de apenas ela possuir uma estatura humana comum.

Outro indício disso, é que o próprio Artorias, em seus diálogos cortados se refere ao Chosen Undead como alguém de outra raça, o chamando de humano, e falando da espécie humana através da perspectiva de alguém que é diferente.

"[...]
Você é forte, humano.

Certamente, a humanidade (mankind) é mais do que pura escuridão. [...]"

Nessa perspectiva de Artorias, ele reconhece que os humanos são frutos da escuridão, mas ele entende que os humanos são maiores do que as Trevas do Abismo. Uma linha de diálogo poderosa.

Apesar da natureza humana, a escuridão em seu estado mais puro (Abismo) pode ser perigosa até para eles. Há histórias ao longo da trilogia de como o Abismo afetou os humanos negativamente. Um exemplo disso é Irina de Carim em Dark Souls III, se dermos à ela tomos com milagres sombrios, ela começará a ser oprimida por criaturas do Abismo. Entretanto, há outras menções de uma escuridão "calma, fria e gentil".

É então que introduzo os sermões do pregador gafanhoto de Ringed City, que cita histórias como a de Irina e fala que o Abismo nunca criou criaturas que pudessem atormentar alguém iguais às que ela descreve, entretanto existem também menções que mostram que as Locustas de Ringed City usam da persuasão para atrair suas presas. Entre possíveis mentiras e verdades, ele sempre encerra com: 

"Fear not the Dark, my friend, and let the feast begin"


All game images © From Software.

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