Velka, a Deusa do Pecado e a Origem da Profecia do Chosen Undead
"Tu que és Morto-Vivo, és escolhido... Em teu êxodo do Asilo dos Mortos-Vivos, faz peregrinação à terra dos Lordes Antigos... Quando tocares o Sino do Despertar, o destino dos Mortos-Vivos você saberá".
A primeira vista, essa base da história do primeiro Dark Souls parece simples, um morto-vivo acorda em sua cela e recebe uma profecia daquele que o libertou. Porém, há muitas camadas nesta história, que não são claras e expositivas.
Profecias são proclamas por alguma entidade, elas não surgem sozinhas.
Para desvendar a origem e a verdade sobre essa profecia, é necessário conhecer uma personagem que nunca apareceu pessoalmente na franquia, talvez a mais obscura e mais importante... essa é Velka, a Deusa do Pecado.
Conhecendo a Deusa
Esta divindade é apresentada somente através de descrições de itens e por estátuas, a seguir alguns textos interessantes que a mencionam:
"Os perdoadores ouvem as confissões dos pecadores, pedindo reflexão e salvação. Suas máscaras simbolizam a separação dos desejos mundanos.
O traje dos perdoadores é uniformemente preto e diz-se que está imbuído do poder místico de Velka, que fornece resistência contra todos os tipos de magia."
Os perdoadores são servos de Velka, encontramos um deles na Igreja do Burgo dos Mortos-Vivos, chamado Oswald de Carim, nesta mesma igreja está o primeiro sino da profecia.
"Ritual secreto da bruxa de cabelos pretos chamada Velka.
Velka, a Deusa do Pecado, é uma divindade perversa, mas é versada tanto nas antigas quanto nas novas artes, e é considerada como tendo uma grande influência, mesmo quando os deuses não estão de acordo."
Este mesmo milagre está presente em Dark Souls III, lá sua descrição irá dizer que ele foi cultivado ao longo dos anos pela Igreja de Londor, sabe-se que os membros dessa instituição desejam uma Era da Escuridão em que os humanos reinem. Poderia isso indicar algum vínculo de Velka com a Escuridão? Isso será abordado adiante.
"A Deusa do Pecado, Velka, supervisiona esta lista de culpados, que desrespeitaram os Deuses ou seus pactos (covenants), e um dia enfrentarão a ira das Lâminas da Lua Negra (Blades of the Darkmoon)."
Um fato importante a se lembrar: Gwyndolin é o líder dos Blades of the Darkmoon.
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Talismã de Velka: |
"Meio para lançar milagres dos Deuses. Este tufo de cabelo preto que serve de talismã pertence a Velka, Deusa do Pecado. Ela realiza milagres não recorrendo à fé, mas à inteligência."
Este catalisador indica que ela vai na contramão da maioria dos deuses, já que seus seguidores conjuram milagres pela inteligência.
"Para cada pecado existe uma punição, e é tarefa da deusa Velka definir o pecado e medir o castigo."
O que pode-se tirar dessas descrições, é que Velka não faz parte dos Grandes Lordes de Lordran, entretanto, todos os outros deuses tem um certo respeito e temor por ela. Outro ponto, é que seu propósito é definir os pecados e é ela que mede a punição correspondente a cada um, não importa quem seja.
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Possível estátua de Velka - O Mundo Pintado de Ariamis |
Velka é simbolizada por corvos, e Ariamis está cheia deles. Além disso, lá existe uma estátua de uma mulher segurando uma criança, essa estátua aparenta ter os cabelos pretos, o que bate com as descrições físicas e indica que seja uma representação de Velka.
Já a criança, acreditasse que seja Priscilla, uma híbrida entre deus e dragão, essa possibilidade ganha atenção porque o caminho até ela é aberto após movermos a estátua, de forma que a mulher olhe para a direção de onde Priscilla está. Por isso, alguns acreditam que Velka seja a mãe de Priscilla, mas isso é especulação.
O Mundo Pintado de Ariamis também apresenta outros seres conhecidos como Crow Demons, híbridos humanoides com corvos. Como mencionado, Velka é simbolizada por corvos, então provavelmente esses seres sejam adoradores ou servos da divindade. Estes inimigos podem derrubar um item chamado Lembrança de Represália (Souvenir of Reprisal), este item pode ser ofertado para Gwyndolin no covenant dos Blades of the Darkmoon. O que significa que você pode crescer dentro desse grupo se você caçar estes devotos de Velka.
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Crow Demons |
O Mundo Pintado de Ariamis também apresenta outros seres conhecidos como Crow Demons, híbridos humanoides com corvos. Como mencionado, Velka é simbolizada por corvos, então provavelmente esses seres sejam adoradores ou servos da divindade. Estes inimigos podem derrubar um item chamado Lembrança de Represália (Souvenir of Reprisal), este item pode ser ofertado para Gwyndolin no covenant dos Blades of the Darkmoon. O que significa que você pode crescer dentro desse grupo se você caçar estes devotos de Velka.
Existe também a teoria de que Velka foi a esposa de Gwyn e mãe de seus filhos, isso faz sentido porque a esposa de Gwyn nunca foi mencionada, porém não há confirmações disso.
Okay, mas qual a relação de Velka com a profecia do Morto-Vivo Escolhido? A função dela não é apenas punir os pecadores? O que essas relações com Gwyndolin e as Lâminas da Lua Negra revelam? Isso será destrinchado a seguir.
O Significado da Profecia do Chosen Undead
É necessário analisar os seguintes fatos para construir o raciocínio a seguir:
- A profecia do Chosen Undead diz somente "Quando tocares o Sino do Despertar, o destino dos Mortos-Vivos você saberá";
- A profecia NÃO fala sobre reacender a Chama Primordial;
- Quem tira o morto-vivo do asilo e o leva para Lordran para cumprir a profecia é um corvo gigante;
- Velka é simbolizada por corvos;
- O principal propósito de Velka é punir os pecadores.
Profecias não surgem sozinhas, são proclamadas por alguma entidade.
Ao tocarmos os dois sinos do Despertar (um deles estando na igreja do perdoador Oswald de Carim), a serpente Kingseeker Frampt é apresentada, os Sinos do Despertar o despertaram, literalmente. Ele em teoria é quem deveria guiar o morto-vivo para seu destino.
Frampt diz para ir até Anor Londo, pegar o Lordvessel, reunir as Almas dos Lordes para no fim... reacender a Chama, mantendo a Era do Fogo. Porém há uma segunda serpente para se interagir em Dark Souls, esta sendo secreta, e muitos não a encontram em sua jornada, Darkstalker Kaathe.
Kaathe diz que Frampt é um traidor, abandonou sua raça como seu propósito original para se aliar a Gwyn. Em outras palavras, Frampt está enganando o escolhido, pervertendo a profecia.
Uma coisa que evidencia isso é o próprio Sol Negro Gwndolin, ele manipula o escolhido criando a ilusão de uma Anor Londo bela e ensolarada. Da mesma forma, ele fala com o escolhido através de uma ilusão de sua irmã Gwynevere, a Deusa da Fertilidade, dizendo:
"Ó, morto-vivo escolhido, eu sou Gwynevere, filha de Lorde Gwyn e Rainha da Luz Solar. Desde o dia em que meu pai obscureceu sua forma, tenho te aguardado. Eu te concedo a Lordvessel. E te imploro, suceda Lorde Gwyn, e herde o Fogo de nosso mundo. Um grave e árduo teste de bravura, sim, será. De fato, sentimos o calor do Fogo, seu brilho e a vida que ele sustenta. Sem o Fogo, tudo será uma fria e terrível escuridão."
Tudo é uma farsa para induzir o escolhido a reacender a Chama, Anor Londo já caiu em Trevas e Gwynevere já fugiu há muito tempo com o Deus do Fogo Flann. É tudo um teatro. Então, não foi Gwyndolin e Frampt que criaram a profecia, já que eles usam de mentiras para induzir o escolhido, é importante lembrar, que quem resgata o morto-vivo do Asilo e o leva para Lordran é um corvo, o corvo de Velka.
O propósito da Deusa do Pecado é medir uma punição aos pecadores e castigá-los, então se é Velka a criadora da profecia, isso indica que os próprios deuses pecaram de alguma forma.
Dark Souls II dá pistas disso, Aldia é o Estudioso do Primeiro Pecado (Scholar of the First Sin), esse título não é à toa, Aldia indica que o primeiro pecado foi cometido pelo Lorde da Luz Gwyn, no caso ele se refere a criação da maldição dos mortos-vivos, mas não para por aí.
Kaathe diz: "Lorde Gwyn tremia diante da Escuridão. Apegando-se à sua Era do Fogo, e em terrível medo dos humanos, e do Lorde das Trevas que um dia nasceria entre eles, Lorde Gwyn resistiu ao curso da natureza, sacrificando-se para acender o Fogo e ordenando a seus filhos que guiassem os humanos.
[...]
Gwyn manchou seu passado [...]".
Enquanto Gwyn alterou o ordem natural do mundo para manter artificialmente a Era do Fogo, a Bruxa de Izalith tentou algo parecido tentando recriar a Primeira Chama, o que deu errado e ela acabou distorcendo a natureza da Chama junto da Alma da Vida, gerando o Fogo do Caos e seus demônios. Além disso, Lorde Nito também auxiliou Gwyn na criação da maldição dos mortos-vivos, que perverte a morte humana (como é analisado neste artigo). Tudo isso está relacionado ao Primeiro Pecado.
Este é o verdadeiro chamado do Morto-Vivo Escolhido. Enquanto Velka busca punir os pecados de Gwyn e dos outros deuses, Gwyndolin busca manter o que seu pai iniciou. Claramente existe um conflito entre esses dois deuses, enquanto o Talismã de Velka conjura milagres pela inteligência, o Cajado da Lua Negra de Gwyndolin conjura feitiços pela fé, eles se contrapõem em tudo.
No pacto dos Lâminas da Lua Negra, os cavaleiros de Gwyndolin utilizam o Orbe de Olho Azul (Blue Eye Orb) para invadir o mundo dos pecadores e caça-los:
"Esses orbes místicos são concedidos aos Blades of the Darkmoon, cavaleiros que servem ao Sol Negro Gwyndolin, para que possam servir aos Deuses pela vingança."
"Esses orbes místicos são concedidos aos Blades of the Darkmoon, cavaleiros que servem ao Sol Negro Gwyndolin, para que possam servir aos Deuses pela vingança."
Pela "vingança", não pela "justiça", Gwyndolin quer se vingar de Velka. Por isso, quando um Lâmina da Lua Negra abate um pecador, seu nível de pecado reduz, tentando reduzir a importância de Velka.
"Boas notícias, você é bem vindo. Louvável é sua dedicação ao pecado."
Não apenas Oswald, mas a própria Velka o agradece por fazer isso.
Outra questão obscura, é que houve uma Rebelião Oculta (Occult Rebellion) em Anor Londo, que buscava caçar os deuses, ao que tudo indica, Velka tinha relação com essa rebelião. Isso porque alguns itens como o Braseiro Negro (Dark Ember), pode ser encontrado no Mundo Pintado, guardado por um ferreiro petrificado e rodeado de corvos.
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Dark Ember |
"...A igreja escondeu por muito tempo a brasa negra proibida, e nenhum ferreiro vivo sabe disso.
[...]
Armas ocultas (occult) foram usadas para caçar os deuses e são eficazes contra seus seguidores e parentes."
A Rapieira de Velka também possui dano oculto (occult) de 110 pontos. É efetiva para caçar deuses. Apesar disso, a Rebelião Oculta falhou, no castelo de Anor Londo é possível achar uma câmara secreta escondendo armas para essa rebelião, incluindo a armadura de Havel, e este foi exilado pelos deuses. Desde então, o Dark Ember está trancado no Mundo Pintado de Ariamis.
Já Velka, não há muitos indícios de atividades dela como deusa nos títulos seguintes da trilogia. Velka também não era adorada pela Way of White, religião oficial dos Lordes, o que faz sentido, já que ela se rebelou contra eles. Entretanto, em Dark Souls II são introduzidas informações a respeito de uma outra divindade, Caitha, a Deusa das Lágrimas. Em Dark Souls III é mostrado que assim como Velka, ambas foram cultuadas em Carim em pontos da história.
Vale lembrar, que em Dark Souls III existe uma estátua de Velka escondida no Assentamento dos Mortos-Vivos. Se as teorias de Caitha estiverem corretas, então o culto a essa entidade se dividiu entre as culturas, alguns como a Way of White a louvam como a Deusa das Lágrimas, enquanto outros se recordam das histórias mais antigas e a chamam de Deusa do Pecado.
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Rapieira de Velka |
Velka nas Eras Posteriores
Apesar do verdadeiro propósito da profecia, tudo indica que o Morto-Vivo Escolhido foi manipulado pelo Sol Negro Gwyndolin e reacendeu a Primeira Chama, isso porque Gwyndolin viveu por eras até ser devorado por Aldrich em Dark Souls III. Se o escolhido não confrontou Gwyndolin, significa que não destruiu a ilusão de Gwynevere, o que indica que ele também seguiu a Frampt e não descobriu a verdade através de Kaathe. O gameplay demonstra isso, Kaathe é um personagem secreto e Gwyndolin é um chefe opcional que está escondido.
Consequentemente, o escolhido sucedeu Gwyn e deu início à tradição e ritual religioso dos Lordes das Cinzas, mantendo a Era do Fogo artificialmente ao longo das eras.
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Caitha, Deusa das Lágrimas |
Muitos acreditam que Caitha seja o nome pelo qual Velka ficou conhecida ao longo dos anos seja naquela ou em outras terras, como Drangleic. Caitha seria uma espécie de reforma no culto à Velka, uma versão "light", e por isso Caitha é cultuada pela Way of White em Lothric, muitas eras após os acontecimentos de Lordran.
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Estátua de Velka - Dark Souls III |
Por fim, existe mais um indício que reforça essa interpretação. Em Dark Souls III, na primeira vez que encontramos Gael, ele está na Capela da Purificação prostrado na frente de um altar e mural orando, ele está clamando para sua "misericordiosa deusa", mas sem mencionar seu nome.
Porém, atrás da capela está uma estátua de Caitha, que olhando rapidamente não percebemos. Gael estava servindo à uma pintora no Mundo Pintado de Ariandel, lugar que surgiu do renascimento sucessivo da pintura de Ariamis, lugar associado a Velka...
Se Velka e Caitha são a mesma entidade, então qual o objetivo dessa deusa no fim de tudo? A profecia do Chosen Undead falhou, mas aparentemente, a esperança dessa divindade rebelde pode estar em Gael...
Não foi possível corrigir os pecados da maldição dos mortos vivos e do ciclo de eras que os deuses causaram... mas talvez construir uma pintura como Ariamis... como Ariandel... mas melhor, eterna, pintada com o sangue da Dark Soul, que gerou a humanidade...
Talvez a solução esteja em fugir do pecado dos outros e construir algo novo...
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