Elden Ring: A Natureza dos Empíreos



Os Empíreos e Suas Contrapartes

The fallen leaves tell a story

Há grandes entidades que possuem influência nas Terras Intermédias, como também há uma hierarquia cósmica e divina sobre estas entidades. Existem os semideuses, que descendem de deuses... e acima destes, temos os deuses exteriores, que são divindades além da compreensão.

A maioria dos semideuses que aparecem em Elden Ring, são filhos de Marika e Radagon, sendo filhos de ambos e com seus cônjuges passados. Dentre todos eles, existem seres especiais, os Empíreos, sendo a própria Marika, a Rainha Eterna o maior exemplo deles.

Após Shadow of the Erdtree, houve o enriquecimento da história de alguns desses intrigantes personagens, como também a confirmação da existência de uma particularidade deles, as suas contrapartes. Este artigo irá explorar a natureza dos Empíreos, especialmente a dinâmica com suas outras metades.

Primeiro, vamos entender o que são os Empíreos. Em resumo, são aqueles que possuem a capacidade de ascender  como deuses, com isso também possuirão poder para moldar o mundo através de uma nova era ou ordem, dependendo das suas intenções.

Sendo mais específico, os empíreos são candidatos para serem receptáculos para uma divindade maior (que ainda estará acima deles), no caso, um deus exterior, que não pertence às Terras Intermédias, o deus exterior mais influente nestas terras, é a Vontade Maior.

Cada um dos Empíreos mostrados no jogo, é um candidato a suceder o posto de divindade de Marika, se tornando o novo receptáculo desse deus forasteiro, sendo seu novo representante. A Vontade Maior também possui seus mensageiros, no caso, os Dois Dedos, que foram os responsáveis por apontar os Empíreos, fornecendo para cada um deles uma "Sombra", um guarda costas bestial. No jogo, só conhecemos duas dessas sombras bestiais: Maliketh, que servia a Marika, e Blaidd, amigo e servo de Ranni.

Outro atributo dos Empíreos, que foi confirmado após o lançamento de Shadow of the Erdtree, é que eles possuem a possibilidade de ter uma contraparte, essa contraparte é autônoma, ela possui sua própria personalidade e poder. As contrapartes completam o semideus, que podem dividir o mesmo corpo, transitando em sua forma, como também podem se separar. A seguir iremos explorar cada um dos cinco Empíreos que conhecemos em Elden Ring, como também falar sobre suas contrapartes.

Marika, a Rainha Eterna & Radagon

Marika & Radagon
Marika, era de uma raça chamada Numen, ela cresceu em um pequeno vilarejo de xamãs, seu povo foi devastado e torturado em rituais por outros, conhecidos como Enviados do Chifre.

Ela viajou até as Terras Intermédias e foi escolhida pela Vontade Maior a ser seu receptáculo, ela então ascende como deusa e inicia uma guerra para destruir seus antigos opressores. Essa guerra liderada pelo seu filho Messmer, foi tão cruel que ela literalmente escondeu as terras que foram o palco desse  evento, estendendo um véu divino sobre o lugar que seria lembrado como Terras Sombrias. Marika então, fundou a Ordem Dourada e se tornou rainha das Terras Intermédias.

A sua contraparte é Radagon, para entendermos a natureza de todos os empíreos que serão mencionados aqui, é necessário entender o conceito da "dualidade e complementaridade dos opostos". Em diversas culturas e religiões ao longo da história, este conceito é abordado, especialmente em figuras divinas e cósmicas, isso é visto nos deuses gregos, egípcios e até mesmo de formas mais filosóficas como no taoísmo,  onde o Yin-Yang, representa essa ideia e a necessidade de equilíbrio dinâmico para alcançar a harmonia universal.

Em Elden Ring, isso é representado nos Empíreos, nas contrapartes que temos conhecimento mais claro, seu par geralmente é do sexo oposto, e sempre possui atributos e traços que são diferentes do outro, mas que juntos, se complementam.

O Homem Vitruviano
de Leonardo Da Vinci
Outro conceito em que os Empíreos são inspirados, é no desenho O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. E a ideia deste homem perfeito que é mostrado no desenho, foi inspirada na obra De Archictetura, do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio.

Na imagem, há um círculo e um quadrado, o que na filosofia representam, respectivamente, a Terra e o Paraíso. O homem está desenhado no centro destes dois.

Nota-se que os braços e pernas do homem que estão abertos, toca com as mãos a intersecção entre o círculo e o quadrado, o que simboliza a relação do humano com o divino.

Em "De Archictetura", o autor vai dizer:
"Para que qualquer edifício seja belo, deve ter simetria e proporções perfeitas, como as encontradas na natureza”.

“E como o objeto mais perfeito da natureza é o homem, um edifício perfeito deve ter as proporções do corpo humano.”

Estátuas de Radagon e Marika
respectivamente
Tendo este desenho e seu significado em mente, repare na posição das estátuas de Radagon e Marika, onde Radagon está com os braços abertos na horizontal, enquanto os de Marika estão levemente inclinados para cima.

Concorda que se colocarmos uma à frente da outra, será formado o desenho do Homem Vitruviano? Onde haverá quatro braços e Marika estará tocando o divino. É um detalhe fascinante que também mostra que quando ambos estão juntos, são completos e perfeitos, igual nas palavras de Marcus Vitruvius Pollio e que foi representada por Da Vinci.

Esse conceito também vale para os outros empíreos, que serão abordados mais adiante.

Radagon e Marika eram um só, em dado momento, após uma série de conflitos entre Leyndell e Raya Lucaria, Radagon fecha um acordo de paz com Rennala e ambos se casam, enquanto Marika se casou com Godfrey (com ele se tornando o primeiro Lorde Prístino). Apesar dos memes, é pouco provável que esse tipo de cena tivesse ocorrido: 

Pois, muito provavelmente, Marika e Radagon se separaram fisicamente, em diferentes corpos, isso porque Radagon foi viver com Rennala em Raya Lucaria, enquanto Marika permaneceu em Leyndell com Godfrey, aos pés da Térvore. Shadow of the Erdtree confirmou que os Empíreos podem sim, se separar de suas contrapartes. 

Radagon até onde sabemos teve três filhos com Rennala, esses eram: Rykard, Radhan e Ranni (esta sendo uma Empírea).  Enquanto Marika e Godfrey também tiveram três: Godwyn, Morgott e Mohg.

Por fim, após várias guerras para expandir a influência da Vontade Maior, Godfrey que era um guerreiro nato, perdeu seu propósito, é dito que seus olhos perderam a cor após seu último inimigo cair, a guerra era tudo para ele. Godfrey é despojado de sua Graça e é exilado das Terras Intermédias, se separando da rainha e se tornado o Primeiro Maculado. 

Do outro lado, Radagon se separa de Rennala e volta para Marika, onde eles formalmente se casam e se tornam um só novamente, dois filhos nascem dessa união, os gêmeos Miquella e Malenia, ambos Empíreos, filhos de um Empíreo completo. Acredita-se que Messmer também seja filho dessa união, já que ele possui cabelos ruivos como Radagon, se este for o caso, todos os três filhos desse casal são amaldiçoados. Miquella está eternamente preso em um corpo infante, Messmer é hospedeiro de uma serpente vil e Marika a selou para que nunca escapasse, e por fim, Malenia é tocada pela Podridão Escarlate.

Acreditasse que esses males ocorreram com seus filhos, porque a concepção de crianças consigo mesmo (entre as contrapartes de um Empíreo) seria um ato profano, mas isso é incerto. 

No fim de tudo, Marika passa a questionar a própria Vontade Maior, mas Radagon permanecia fiel. Na Minor Erdtree Church, nas redondezas da capital, Melina nos narra ecos de antigas falas de Marika naquele local:

"Nas próprias palavras de Marika. Declaro minha intenção de investigar as profundezas da Ordem Dourada. Através da busca pela verdade da nossa fé, nossa graça é aumentada. Aqueles jubilosos dias de crença cega há muito se acabaram. Meus camaradas, por que hesitais?"

Na Câmara de Rainha no castelo de Leyndell, Melina nos recita outras palavras de Marika, que diz:

"Ó Radagon, cão leal da Ordem Dourada. Tu ainda não se tornaste eu. Tu ainda não tornaste um deus. Vamos nos quebrar, ambos. Meu outro eu."

Enquanto Marika queria conhecer profundamente as intenções da Vontade Maior,  Radagon permanecia fiel, queria ser independente e completo.

Após a Noite das Facas Negras, com a morte de Godwyn, tudo muda. Marika destrói o Anel Prístino, e sua contraparte, Radagon tenta repará-lo. Aparentemente, Vontade Maior crucifica ambos dentro da Térvore por essa insolência, e a guerra da Ruptura inicia.

Miquella, o Bondoso & Santa Trina

Com o lançamento da DLC ficou subtendido que Miquella havia manipulado Mohg, para que ele fizesse o ritual do Ovo do Empíreo e permitisse que Miquella acessasse o Reino das Sombras. Mohg queria tornar Miquella um deus, talvez preparando ele para ser o receptáculo para a Mãe Sem Forma (outro deus forasteiro), afinal os Empíreos servem como bons recipientes para deuses maiores. Mohg planejava isso  para torná-lo seu consorte e fazer sua dinastia Mohgwyn florescer. Contudo, Miquella se aproveitou dos planos de Mohg para outro plano pessoal ainda maior... Miquella se tornaria um deus, mas não se tornaria o receptáculo de uma entidade maior. Através do ritual do Ovo do Empíre, ele acessa o Reino das Sombras, que tinha sido ocultado por sua mãe como foi dito anteriormente. 

Foi no portal no topo de Enir-Ilim, que Marika ascendeu como deusa e era para lá que Miquella fitava seu olhar. Miquella ao longo de sua jornada, se desfez pouco a pouco de sua própria carne e de seu direito como membro da linhagem dourada. Ele deixa um rastro de cruzes de luz por toda a terra, onde cada cruz marca uma parte de seu corpo que ele deixou para trás, incluindo sua contraparte, Santa Trina.

Espada de Sta. Trina
Antes da DLC, estava claro que havia uma conexão entre Santa Trina e Miquella, até mesmo se eram a mesma pessoa, e de fato eram, ao mesmo tempo, que eram entidades diferentes. A descrição da Espada de Sta. Trina vai dizer: 

"Santa Trina é uma figura enigmática. Alguns dizem que ela é uma graciosa menina, enquanto outros acreditam que seja um garoto. A única certeza é que apareceu tão repentinamente quanto desapareceu."

E Shadow of the Erdtree confirmou: Santa Trina está para Miquella do mesmo jeito que Radagon está para Marika, uma contraparte do sexo oposto, que juntos se completam. Entretanto, nos planos de Miquella está em descartar literalmente tudo que o compõe, mantendo apenas sua alma, isso inclui também descartar o amor, que era representado pela Sta. Trina.
Sta. Trina

 
Mais detalhes disso tudo e dos objetivo de Miquella são retratados neste artigo, onde eu falo sobre todas as analogias envolvendo o personagem, suas cruzes e mensagem.

Apesar de ter descartado seu amor e perdido sua compaixão, Miquella tenta compensar isso revivendo Radhan através do corpo de Mohg, para tornar Radhan seu consorte (parecido com o que Mohg queria fazer com o próprio Miquella). Em muitos itens, é demonstrado que Radhan apesar de um grandioso guerreiro, era muito gentil, vemos isso na sua relação com seu cavalo Leonard, nos relatos de sua amizade com Gaius, com Jerren... Radhan era respeitado e amado por todos, talvez Miquella quisesse compensar a ausência de seu amor (representado por St. Trina), tendo Radhan como seu aliado.

Na luta final, nota-se que Miquella em sua nova forma, possui agora 4 braços (igual ao O Homem Vitruviano de Da Vinci), dois braços físicos e dois espirituais, representando que agora ele ascendeu como divindade e é perfeito... ou quase, pois um dos braços não está completo, talvez represente a ausência de Santa Trina, que não o permite alcançar a completude.

Malenia & as Filhas da Podridão


Malenia, a Lâmina de Miquella, é uma Empírea assim como seu irmão, mas apesar dos Dois Dedos a apontarem como candidata para herdar a Grande Vontade, Malenia foi escolhida desde o nascimento por outro deus estrangeiro, um deus desconhecido que é a própria Podridão Escarlate.

Malenia cresceu sendo assolada pela Podridão, de forma que corroeu seu próprio corpo ao longo dos anos, incluindo a perca de membros como seu braço direito, o que a fez utilizar uma prótese.

É dito que ela foi treinada por um espadachim cego, conhecido como fada azul.
Herança
de Usuário de Prótese


Herança de Usuário de Prótese:
"Embora tenha nascida na podridão amaldiçoada, quando a jovem encontrou seu mentor e sua lâmina fluida, ela ganhou asas de força sem igual."

Flowing
Curved Sword

Espada Curva do Riacho (Flowing Curved Sword):
"As lendas falam de um mestre da espada vestido de azul e de sua lâmina curva com o padrão de água corrente.

O ataque forte desencadeia uma série de golpes semelhantes a uma dança, oferecendo um vislumbre da lenda."

Talismã de
Dançarino Azul

Talismã de Dançarino Azul:
"Boneca de pano representando uma dançarina vestida de azul.
Algum tipo de herança antiga.
[...]
A dançarina de azul representa uma fada que, segundo a lenda, concedeu uma espada fluida a um espadachim cego. Com a lâmina na mão, o espadachim selou um deus antigo – um deus que era a própria Podridão."

Analisando todos estes textos, pode-se chegar a conclusão de que este espadachim escolheu treinar Malenia por ela ter sido vítima da mesma Podridão que ele combateu.

Mas mais interessante do que isso, é que Malenia a princípio não parece possuir uma contraparte como os outros Empíreos, mas na verdade ela possui filhas, que não nasceram do método tradicional, mas surgiram dela...

Mary, Maureen, Amy & Polyanna
No total, são cinco irmãs, das quais a que mais interagimos e acompanhamos é Millicent, Elas foram criadas e batizadas por Gowry, que diz as ter encontrado bebês no pântano de Aeonia.

Além de Millicent, as outras se chamam: 
Mary, Maureen, Amy e Polyanna, todas as cinco possuem estilo de combate de alta destreza, semelhantes a Malenia. Inclusive, uma delas usa a Flowing Curved Sword, a arma do mentor de Malenia

Malenia provavelmente não sabe da existência delas, mas é conhecido o fato de que ela explodiu e liberou seu poder em Caelid na batalha contra Radhan. Possivelmente elas nasceram desse fenômeno em Aeonia, sendo filhas indiretas dela, isso certamente aconteceu pelo fato de Malenia ser uma Empírea, e elas seriam uma parte dessa semideusa que ficou para trás e floresceram como crianças.

Gowry conta:
"Na era do Elden Ring, e da Rainha Marika, a preciosa Empírea nasceu. Um novo deus para forjar uma nova Ordem.

Desde que Malenia lutou contra Radahn, e a grande flor escarlate floresceu em Aeonia, eu me dediquei a ela. E para o resplendor da Ordem da Podridão. O ciclo de decadência e renascimento."

Das cinco irmãs, Millicent é a que possui o maior potencial, Gowry diz:

"Agora Millicent pode alcançar plenamente o seu verdadeiro potencial de guerreira. Como sua linda mãe.

Verde e subdesenvolvida, esperando para florescer em magnificência.
Que dia maravilhoso será esse.

Na verdade, antes dela, Nunca tinha visto um broto de qualidade tão superior. Ela poderia muito bem ofuscar suas irmãs."

Gowry as usava como experimento, queria que Millicent se tornasse como sua mãe, florescendo como uma "linda flor" escarlate, e para isso mandou que as outras irmãs a matassem no fim de sua jornada para ver se ela iria "desabrochar", da mesma forma que ocorreu com Malenia e ela veio ascender como a Deusa da Podridão em sua última batalha.

Ranni, a Princesa Lunar

Ranni é um caso muito intrigante, na primeira vez que o Maculado a encontra, ela se apresenta como Renna, o que isso significaria? Renna seria talvez o nome de sua contraparte? E o rosto espectral ao lado do seu seria essa contraparte, que dividiria o espaço com ela no corpo de boneca? São muitas suposições, o que resta é juntar os indícios e criar as teorias pois há muitas coisas em aberto em relação a ela, Melina e a quinta Empírea que veremos por fim neste artigo, pois há possíveis conexões entre todas essas personagens.

O que se sabe, é que Ranni é uma Empírea, é dito em descrições de itens que ela é a última das princesas de Raya Lucaria (ou seja, existiram outras). Ela também foi a responsável pela Noite das Facas Negras.

Aparentemente, as Facas Negras apunhalaram apenas metade da runa em Godwyn, matando de verdade apenas a sua alma. Isso foi planejado para acontecer exatamente no momento em que Ranni fizesse o mesmo com ela própria, ou tivesse outra Faca Negra para ajudá-la a cravar a outra metade da runa em suas costas, matando somente seu corpo. Assim, a runa da morte
foi "completada" matando um semideus por completo, o corpo de Ranni e a alma de Godwyn, finalizando o processo.

Isso permitiu que Ranni guardasse sua alma em uma boneca, modelada em semelhança a sua antiga mentora, a Bruxa da Neve.
O corpo original dela pode ser encontrado na Torre Divina de Liurnia, onde o corpo já decomposto apresenta os fios de seus antigos cabelos ruivos, iguais aos de seu pai, Radagon.

Mas qual era o objetivo de Ranni? Ao que tudo indica, ela assim como Miquella, não queria ser um receptáculo para um deus forasteiro, por isso esses meio irmãos, através de seus respectivos planos, descartaram seus próprios corpos físicos, mantendo apenas as suas almas, para que então pudessem buscar ascender e iniciar uma nova ordem à sua maneira. Miquella quer a Era da Compaixão, enquanto Ranni quer a Era das Estrelas, onde ela iria barrar a influência dos deuses forasteiros sobre o mundo.

Okay, mas e sua contraparte? E seu rosto espectral? Seria ele apenas a sua alma que ficou parcialmente para fora da boneca? Ou seria a sua contraparte? Esta é uma zona cinzenta com pouquíssimas respostas. Analisando o corpo atual de Ranni, é possível ver que ela possui quatro braços, igual O Homem Vitruviano, isso pode indicar que ela está completa, mas ainda é incerto.

Muitos acreditam que Melina seria sua contraparte, que foi afastada após a Noite das Facas Negras ou até mesmo antes, isso porque o rosto espectral de Ranni aparentemente se encaixa com o de Melina.

Em partes isso faz sentido, porque Melina e Ranni possuem um olho fechado e que possui uma marca que aparentemente se complementam, ela também exibe os cabelos ruivos de Radagon, mas Ranni é filha de Rennala, enquanto Melina apesar de não dizer claramente, nos conta de que sua mãe lhe deu um propósito de dentro da Térvore, e a única pessoa que está dentro da Térvore é a Marika. Fora que, Melina nos conta que é um espectro que perdeu seu corpo original após ter sido queimado, enquanto Ranni perdeu o seu por causa da Runa da Morte.

Mas há mais um detalhe importante, se Melina não for a contraparte de Ranni, elas no mínimo ainda possuem uma associação por causa das Facas Negras. Na luta contra Morgott, é possível conjurar a Melina, e apesar de usar uma adaga dourada (Lâmina do Chamado), ela possui os mesmos movimentos das Facas Negras! Essa possibilidade de lutar com ela só foi posta no jogo para demonstrar essa conexão entre ela e essas entidades. 
Armadura
 da Facas Negras

Armadura da Facas Negras:
"Os assassinos que realizaram os feitos da Noite das Facas Negras eram todos mulheres, e havia rumores de que eram Numen, que tinha laços estreitos com a própria Marika."

Se havia essa estreita relação com Marika, então faz sentido que Melina, sua própria filha tivesse participado da conspiração. Mas isso não é tudo, vamos analisar a última e mais misteriosa Empírea das Terras Intermédias, assim como suas conexões com Ranni e Melina.

A Rainha dos Olhos da Noite (Gloam-Eyed Queen)


Parentescos: desconhecido
Aparência: desconhecida

Tudo o que se sabe da Rainha dos Olhos Crepusculares, é através de fragmentos de descrições de itens, especialmente aqueles que são referentes aos Godskin Apostles, que servem a essa entidade.
Ritual da Chama Negra



Ritual da Chama Negra:
"A Rainha dos Olhos da Noite liderou os apóstolos. Dizem que ela foi uma Empírea escolhida pelos Dedos."

Godslayer Greatsword
Espada Grande do Matador de Deuses:
"Espada sagrada da Rainha dos Olhos da Noite que controlou os Apóstolos Pele Divina antes de sua derrota nas mãos de Maliketh.

As chamas negras empunhadas pelos apóstolos são canalizados por esta espada."

Scouring Black Flame

Chamas Negras da Purificação (Scouring Black Flame):
"A chama negra já foi capaz de matar deuses. Mas quando Maliketh selou a Morte Destinada, o verdadeiro poder da chama negra foi perdido."
Bandagem
da Pele Divina

Bandagem da Pele Divina:
"A Rainha dos Olhos Escuros acalenta apóstolos
recém-nascidos envoltos neste pano. Logo eles crescerão e se tornarão a morte dos deuses."

Então o que se sabe é que essa Empírea foi escolhida pelos dedos, ela lidera e também cria os Apóstolos da Pele Divina, como também caçava deuses quando possuía a Runa da Morte, até que um dia Maliketh a derrotou e selou esse poder.

É difícil pensar que ela seja também uma filha de Marika, já que ela caçava deuses e o próprio Maliketh (sombra de Marika), teve que a impedir. Há uma crença muito grande de que a Rainha dos Olhos Crepusculares seja na verdade a Melina, essa teoria ganha forma no final da Chama Frenética, onde o Maculado se torna um deus (Lorde da Chama Frenética), receptáculo desse deus estrangeiro. Melina aparece, com cabelos negros e seu olho esquerdo finalmente aberto, mostrando uma cor azul

"Lorde da Chama Frenética... eu te buscarei, até onde você viajar... Para te entregar o que é seu,
Morte Destinada"
- Melina

Ela está indo caçar um deus e estava em busca da Morte Destinada igual a Rainha dos Olhos da Noite, entretanto isso são apenas suposições, há uma possibilidade de que Melina seja a contraparte dessa Empírea, que foi separada, mas ainda há a possibilidade da Rainha dos Olhos Crepusculares ser uma contraparte descartada de Ranni, embora essa teoria seja menos provável, porém ainda existe uma relação.

Um dos servos e amigos de Ranni, é Iji, o gigante ferreiro. Ele assim como Ranni, traiu a Vontade Maior, e por isso ele usa um elmo de espelho, que diz evitar a intervenção da Vontade Maior.

Entretanto, Iji morre no fim da quest de Ranni, mas não pela Vontade Maior, ele é encontrado ardendo em Chamas Negras, o que significa que ele foi alvo dos Apóstolos da Pele Divina, ao mesmo tempo, há corpos de Facas Negras em sua volta, o que indica que ocorreu uma batalha, Ranni as mandou matá-lo? por conta das Chamas Negras seria ela a Rainha dos Olhos da Noite ou as Facas Negras da Princesa Lunar estavam ali pra tentar protegê-lo e falharam? São muitos mistérios que ainda não possuem solução. Só resta teorizar.


All game images © From Software.

Comentários

Postagens mais visitadas

Elden Ring: Miquella, Um Jesus que Falhou - As inspirações de Shadow of the Erdtree

Dark Souls Lore: Darksign - A Maldição Anelar