Elden Ring: Miquella, Um Jesus que Falhou - As inspirações de Shadow of the Erdtree

Miquella, Um Jesus que Falhou

As Inspirações de Shadow of the Erdtree


Antes do lançamento de Shadow of the Erdtree, a comunidade teorizava sobre o que George R. R. Martin e Hidetaka Miyazaki trariam para a narrativa de Elden Ring. Quais seriam as intenções de Miquella? Qual era o real vínculo entre ele e St. Trina?

Em resumo, descobrimos que Miquella e St. Trina eram a mesma entidade... e ao mesmo tempo seres diferentes. Miquella, este eterno garoto andrógino é um empíreo assim como sua mãe, Marika. Shadow of the Erdtree nos confirmou uma coisa, que os empíreos podem possuir uma contraparte divina. 

No jogo base, vimos que Marika tinha uma contraparte masculina, Radagon. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, Marika não era nenhuma espécie de hermafrodita ou um ser "não-binário", mas sim, um caso espiritual e filosófico que é presente em diversas mitologias e crenças de nossa história, a Completaridade de Opostos. Vemos isso no Taoísmo através do Yin e Yang, onde o Yin é o feminino passivo e o Yang o masculino ativo, no Egito antigo temos Osiris e Isis, um casal de divindades que se completam em seus propósitos. Marika e Radagon vivem em uma união simbiótica, a história abre a possibilidade de eles terem se separado por um tempo, onde Radagon casou com Rennala e Marika com Godfrey, onde mais tarde, abandonaram seus cônjuges e se uniram novamente, tanto em matrimônio, como literalmente.

No caso do Miquella e St. Trina, ele sendo a parte masculina representa a pureza e o rejuvenescimento, enquanto sua contraparte feminina representa o sono e descanso. Mas ao longo da DLC descobrimos outra coisa: St. Trina representa o "amor" de Miquella e, é aí que a From Software e Martin entraram com uma analogia e inspiração muito interessante e genial, a Bíblia, onde Miquella é o Messias daquele mundo, que em contrapartida com Jesus (a sua analogia), falhou em algo importante.

Ao iniciarmos a DLC, somos apresentados à Leda, a primeira dos seguidores de Miquella, ela assim como os demais, são discípulos deste semi-deus que busca ascender como um deus completo, todos os seguidores vieram de locais diferentes, com histórias e personalidades diferentes, mas estão unidos em um mesmo propósito devido ao feitiço de Miquella, que rouba os seus corações e os torna devotos... semelhante a Jesus e seus discípulos, onde Jesus os une com seu amor e compaixão a uma mesma causa.

Miquella deixa um rastro de cruzes de luz para os seus seguidores durante a jornada, trilhando um caminho. Cada cruz marca um pedaço que Miquella deixou para trás de si mesmo, ele está abrindo mão da própria carne nessa peregrinação, se desfazendo por inteiro para ascender como algo novo e trazer a sua Era da Compaixão. Em contrapartida, a Bíblia relata que Jesus era Deus, que abriu mão da própria divindade para ser um homem e, assim como Miquella, Jesus tomou atitudes drásticas em relação a si para trazer "algo novo", no caso dele, uma nova era em que os humanos pudessem se conectar diretamente com Deus e redimir suas almas através do arrependimento. Percebe as analogias?

Filipenses 2
6. o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, 7. mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos.
João 1:14
E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. A proclamação de João Batista.

Enquanto Miquella se desfez da sua carne para ascender como uma divindade, Jesus se desfez da sua divindade para se tornar carne, ambos tinham o propósito de trazer algo novo ao mundo. Mas, há uma diferença muito grande entre os dois.

Nas cruzes que Miquella deixou, há sempre a mensagem do que ele abandonou, "Aqui eu abandono a carne do meu corpo", "Aqui eu abandono meu braço destro", sendo na última cruz: "Aqui eu abandono todos os meus medos". Seguindo a quest do Ansbach, podemos avisar para ele sobre as cruzes que o grupo ainda não encontrou. Mas se seguirmos o rumo oposto do mapa, indo ao Sul, descobrimos uma cruz solitária na Costa Cerúlea, onde Miquella registra que foi lá para abandonar seus fracassos. Ansbach fica intrigado com isso, sendo ele próprio uma vítima do bondoso Miquella que retirou seu livre arbítrio até aquele momento.

Se descermos mais ao Sul, chegamos à Fissura e lá há uma cruz dizendo: "Aqui eu abandono meu amor", nas profundezas desse lugar encontramos a metade descartada (como dito pelo Thioller), St. Trina, ela nos pede para matar o próprio Miquella.

No final de tudo, Miquella desejava sua Era da Compaixão e, nos convida a fazer parte dela na batalha final, argumen
tando sobre se nós odiamos o pecado, se sofremos por aquele mundo decadente. Mas assim como Ansbach e Thioller percebem, Miquella, o Bondoso abriu mão da coisa mais importante, o amor. Por isso, sua Era da Compaixão seria na realidade uma espécie de ditadura, pois ele removeria o livre arbítrio dos indivíduos para manter uma paz (lembra até o Madara de Naruto Lol), da mesma forma que ele tirou a liberdade de Ansbach e todos os outros com seu feitiço.

Miquella é o Messias que falhou (no sentido mais bíblico da palavra), pois abriu mão do que era mais importante para seu plano, por isso nós, Ansbach e Thioller o impedimos. Curiosamente em sua analogia a Jesus, o Cristo nunca teve pretensão de intervir no livre arbítrio humano, mesmo que signifique que as pessoas venham desprezar sua história, talvez amar signifique isso, dar sem esperar receber.

Eu simplesmente achei incrível as analogias e inspirações aplicadas pela From Software aqui, eles não são um estúdio religioso, nem nada parecido... mas, há uma mensagem poderosíssima aqui, sobre poder, sobre amor, conceitos filosóficos e até espirituais.

Agradeço muito por quem leu até aqui, este é o primeiro artigo deste blog, pretendo fazer em breve outros falando de Elden Ring e também sobre a lore da trilogia Dark Souls (que serão artigos bem longos...), pretendo desbravar o mundo e acontecimentos desses jogos, principalmente temas que não são muito claros pela comunidade. O que for fato, direi que são fatos com suas fontes, o que for teoria eu ressaltarei e mostrarei as principais e mais aceitas pela comunidade. Até mais, Maculados.
All game images © From Software.




Comentários

Postagens mais visitadas

Dark Souls Lore: Darksign - A Maldição Anelar

Elden Ring: A Natureza dos Empíreos